-
Arquitetos: Hacker Architects
- Área: 400 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Jeremy Bittermann
-
Fabricantes: Dado, Delta, Duravit, Graff, Juno, Laufen, Lynx, Miele, Miller, Sierra Pacific Windows, Sub-Zero, Wolf
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência High Desert é uma casa no centro de Oregon que encontra uma sensação de calma e refúgio no equilíbrio entre a paisagem e o céu. Esta casa de quatro quartos e 400 metros quadrados foi projetada como um santuário de fim de semana para um casal ativo e um refúgio para a família - um lugar onde todos podem se reunir e estar juntos, com um equilíbrio entre quartos privados e espaços comuns.
Localizada perto de Bend, no estado de Oregon, a residência tem seu design fortemente influenciado pelas formas naturais, cores e texturas da paisagem desértica. A terra nesta região distinta do Noroeste do Pacífico é extremamente jovem do ponto de vista geológico e os sinais da recente formação geológica podem ser encontrados em todos os lugares - nas formas puras de cones de cinzas vulcânicas, nos enormes derramamentos de lava escaldante e nas montanhas pontiagudas e serrilhadas. O céu é vasto e impressionante, capaz de ter um azul escuro sem nuvens, pores do sol dramáticos sobre as Cascatas, chuva de granizo com pedras de gelo do tamanho de uma bola de golfe e, durante o inverno, neve suficiente para desabar edifício. Há um frescor na paisagem e um aroma no ar que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo.
O exterior de cedro, aço e vidro dá à casa High Desert uma presença ousada na paisagem vulcânica e arbustiva. À distância, os proeminentes planos de cedro que envolvem a casa parecem monolíticos; de perto, os sutis detalhes naturais, as variações de cores e as imperfeições da madeira criam um padrão orgânico que mantém o projeto enraizado no seu entorno. A forma da casa é simples, concebida para alterar a relação entre a paisagem e o céu e para proporcionar uma experiência única na contemplação deles a partir de cada ambiente da casa. Os planos exteriores são simples e mutáveis. As janelas são cuidadosamente alinhadas para que cada cômodo tenha uma vista emoldurada da terra e do céu, nunca iguais em cada abertura. Isso traz a atenção para o entorno desértico, da sua flora e da sua fauna no pátio de entrada e no jardim. Além de capturar a textura das colinas distantes e oferecer vistas para o céu aparentemente infinito do deserto.
Os espaços internos são definidos por elementos opacos ao invés de invólucros físicos reais, de modo que os volumes dos quartos podem, também, fornecer uma sensação de intimidade. O mesmo cedro usado no exterior também é levado para o interior, parecendo contínuo através do vidro de vários pontos de vistas e fortalecendo a sensação da continuidade entre o interior e o exterior. Uma paleta simples de branco, preto e madeira natural oferece um pano de fundo atemporal para a coleção de móveis de meados do século XX dos clientes.
Com o espírito de criar uma casa que mantenha a família e seus hóspedes conectados e presentes, os clientes queriam que a residência High Desert fosse simples de operar e de fácil manutenção. Para isso, recursos analógicos foram utilizados ao invés de recursos de alta tecnologia para que qualquer pessoa que esteja lá possa se sentir confortável e no controle do ambiente, sem precisar de instruções especiais ou habilidades técnicas.